Argilas e Minerais

 

As argilas são ingredientes naturais de grande valor. São matérias primas inorgânicas, com extrema capacidade de retirar toxinas da pele. Possuem propriedades anti-inflamatória, antisséptica, anti- reumática, cicatrizante, emoliente, hidratante, calmante, queratolítica, tonificante e refrescante.
Além de suas propriedades terapêuticas, as argilas são ótimos corantes naturais para os sabões.
 
A ação da argila na pele:
• estimula a micro circulação cutânea.
• desinfiltra os interstícios celulares.
• elimina toxinas.
• promove uma micro-abrasão ( esfoliação mecânica suave)
• regula a produção sebácea
• regula a queratinização
• Suaviza, amacia, afina e clareia a pele.
• Tem efeito calmante.
• Combate inflamações e inchaços.
• Efeito tensor cutâneo no rosto, corpo e couro cabeludo.
• Fornece os sais minerais e oligoelementos necessários.
• Promove a reconstituição dos tecidos.
 
Tipos de argilas e suas diferentes composições:

Argila verde
.A argila verde é a que possui maior diversidade em elementos, também chamada de montmorilonita, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio, de pH neutro, possui ação absorvente.
 
É indicada para peles normais a oleosas, tem ações tonificantes, adstringentes e estimulantes. Em pele acnéica ajuda a controlar a oleosidade excessiva, tornando a pele mais homogênea e equilibrada, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante.
A argila verde é um potente componente na diminuição de celulite. 
 
Argila branca
Argila branca ou Caulim: É a mais leve de todas, e possui um pH muito próximo da pele.
É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas. Rica em silício e alumínio. Possui propriedades cicatrizantes, reduz as inflamações, tem ação tensora branda, purificante, adstringente, remineralizante, e antisséptica.
Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, e regula a queratinização.
Pode ser usada em todos os tipos de pele,especialmente as expostas em exagero ao sol.
Ideal para peles ressecadas, envelhecidas e manchadas.
 
Argila amarela (dourada)
É rica em Dióxido de Silício, um elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e anions.
 Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, atua na defesa do tecido conjuntivo nutre o tecido com seus sais minerais que são necessários para torná-lo mais rígido e saudável sem, entretanto, deixá-lo ressecado. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante.
Hidrata a pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea. Melhora a circulação sanguínea.
 
Argila cinza

A argila cinza é indicada para cabelos e peles oleosas e com manchas, e combate acne, cravos, além de cicatrizante e excelente antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.
Para os cabelos, é reguladora da caspa, seborréia, auxilia no crescimento, e reduz a queda capilar.
 
Argila vermelha
A Argila Vermelha é uma argila rica em hematita, importante para a oxigenação das células.
É eficaz em tratamentos de antienvelhecimento, pois contribui para intensificar a renovação celular das camadas superficiais da pele, aumentar a elasticidade, e a micro-circulação; é energizante e suavizante.
Promove uma eficaz microabrasão (peeling suave), e neutraliza os efeitos dos radicais livres.
É especialmente indicada para pele envelhecida, e pode ser usada em peles sensíveis, com couperose e avermelhadas;  Peles com pontos de hiperqueratose ou espessadas, apresentam uma melhora significativa na maciez e brilho.
 
A Argila Vermelha tem um alto poder de absorção, e limpa profundamente a pele, retirando a sujeira, toxinas, oleosidade, e outras impurezas; deixando a pele macia e aveludada.
.
Para tratamentos de corpo também é muito eficaz, visto exercer um efeito tensor nos tecidos flácidos. Sua composição promove a queima de gorduras localizadas, e por isso é utilizada como redutora de pesos e medidas. Se usada como cataplasma, ela retira água em excesso do tecido, ao mesmo tempo em que age diminuindo a gordura.
 
Tem efeito anti-tumoral, trata feridas, e  age como secativo, muito utilizado para cicatrização, artrite, entre outras, em clínicas e hospitais para tratamentos de diversos tipos de câncer.
 
Argila rosa
É a mistura da Argila Branca com a Vermelha. Indicada para peles sensíveis e delicadas. 
A Argila Rosa é rica em ferro.

Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.

Vitaliza a pele, aumenta a circulação, é anti-acne, anti-seborréica, absorve toxinas da pele e a hidrata. Por ser extremamente suave, pode ser usada todos os dias sem ressecar a pele; é recomendada para peles desidratadas e delicadas.

A Argila Rosa além de possuir os benefícios da Argila Branca, possui grande poder tensor indicada nos tratamentos de flacidez tissular, combate à desestruturação do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento, reidrata a pele, combate os radicais livres.

 
Argila roxa
Rica em magnésio, ideal para aplicações sobre regiões tensas que acumulam toxinas, e para o rejuvenescimento da pele. Tonifica a pele, proporcionando firmeza e revitalizando-a.
Ideal para peles maduras, desvitalizadas, envelhecidas precocemente, sensíveis, desidratadas, manchadas, cansadas, e sem viço.
 
Argila marrom
Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. 
O Silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo.

Esta argila resulta em efeitos de: ativação da circulação, purificação, adstringência, cicatrização, desintoxicação, remineralização e revitalização da pele; hidratando, reduzindo a flacidez, e as inflamações cutâneas. 

 
Argila creme
A Argila Creme é a sinergia, ou seja, mistura da Argila Marrom com a Argila Branca, ela incorpora de forma suave e natural às propriedades das duas argilas. É uma Argila rara, pois é formada naturalmente na natureza, é uma Argila plástica devido à pequena granulometria das partículas constituintes. A Argila Creme além dos benefícios da Argila Branca e da Argila Marrom possui excelente poder tensor e por esta razão é indicada nos tratamentos de flacidez tissular. 

 É eficaz contra a acne e espinha e tem efeito rejuvenescedor do tecido. Estimula a micro-circulação cutânea; desinfiltra os interstícios celulares; elimina toxinas; promove uma microabrasão (peeling suave); regula a produção sebácea; regula a queratinização. Tratamento capilar, redução de gorduras localizadas. Combate à desestruturação do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento, hidrata a pele, e combate os radicais livres.
 
 
Argila preta (Lama vulcânica)
Seu teor de titânio, agrupado com elevados percentuais de alumínio, enxofre e Silício, indicam um excelente agente rejuvenescedor. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente, anti-tumoral e anti-stress. Tem propriedades estimulantes, antitóxicas, antissépticas, redutoras e adstringentes.

Também conhecida como lama vulcânica, é muito utilizada no combate da acne, espinhas, cravos, acúmulo de gordura, pele oleosa, rugas, sardas e sinusite.
 
Equilibra as necessidades de hidratação da pele, deixando uma sensação de maciez, suavidade e limpeza.
É uma argila muito oxigenante, o que a torna muito eficaz  para peles maduras, e em combate à flacidez,  além de melhorar a circulação sanguínea periférica, favorecendo a reprodução celular, diminuindo o aspecto das rugas e linhas de expressão, suavizando manchas de pele, e promovendo maior elasticidade e firmeza, podendo ser usada também em eczemas e fungos de pele.

 

Cristal de Quartzo: 

É um mineral puro que não agride a pele, devido ao processo de arredondamento de suas partículas. Ideal para esfoliação corporal e facial, pois remove as células mortas, refina e suaviza a pele.

 

Dolomita :

A dolomita é extraída de rochas sedimentares, descobertas pelo geólogo francês Déodat de Dolomieu que deu origem ao nome. 
A dolomita vem sendo muito estudada em função dos diversos benefícios popularmente conhecidos; alguns desses benefícios já foram comprovados e outros estão prestes a ser comprovados através de extensas pesquisas em todo o mundo.

A Dolomita age de forma penetrante nos poros, neutralizando rapidamente a acidez na área aplicada. Tem propriedades, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, tonificante; melhora acne, clareia manchas, ameniza rugas e melhora a elasticidade da pele.

Para a pele:

> clareia manchas (de sol, senis, de origem hormonal)
> ameniza rugas (auxilia na síntese das fibras de colágeno)
> melhora acne, cravos, e suas cicatrizes;
> melhora a elasticidade e o tonus da pele;
> combate estrias, flacidez e celulite
> ameniza olheiras udo e uso estético
​> anti-inflamatória - ameniza psoríase, dermatite

 

Para os cabelos:
> combate a queda;
> trata seborreia,
> trata oleosidade,
> fortalece os fios
 
Veja mais detalhes sobre a Dolomita aqui.

 

Bentonita:

Veja detalhes sobre a bentonita aqui:

http://www.clubedocabeloecia.com.br/2013/10/argila-bentonita-argila-que-cura-e.html

 

Turmalina negra:

A turmalina negra é um mineral que possui muitas propriedades. É usada para neutralizar as radiações eletromagnéticas e combater as energias pesadas, transmutando as cargas energéticas negativas em positivas. Ela funciona como um para-raio, protegendo-nos de ataques psico-energéticos, e energias negativas.

A pedra turmalina negra é capaz também de estimular atitudes positivas mesmo nas circunstancias mais difíceis, pois incentiva em nós o altruísmo e nos ajuda a encontrar soluções para os problemas mais complicados.

Trata-se de uma pedra curativa em todos os sentidos, ela é capaz de purificar e fortalecer o sistema imunológico e sitema nervoso. Equilibra todos os níveis.

Acalma a mente, os nervos, ajuda na confiança, elimina stress.

É recomendada para quem tem artrite, auxiliando no alívio das dores. 

 

Principais beneficios físicos para a pele:

Possui ação calmante, cicatrizante, antisséptica, bactericida e alcalina, dificultando a proliferação de corpos estranhos na pele, além de eliminar toxinas e proporcionar a renovação dérmica.

• Acnes, Espinhas, Caspa, Seborreia, Queda de cabelo, Pele oleosa, Alergias, Micoses, Coceiras, Queimaduras de sol.

Veja mais detalhes sobre a turmalina aqui

 
 
Óxidos de ferro (pigmentos naturais)
Óxidos de ferro são utilizados como pigmentos naturais. São substâncias diatômicas (formadas por dois átomos), onde um dos átomos é o oxigênio, e o outro é o ferro. Normalmente, o mais encontrado na natureza é o Fe2O3, chamado de hematita. Possui cor vermelha, e é o principal minério de ferro.Teoricamente, a hematita contém 70% de Ferro. Nossa hematita (brasileira) é tão rica que encontramos minérios com 69,5% de Fe (quase pura).
 
A cor da hematita varia de amarelo para marrom. Mas, estes pigmentos podem também ser derivados a partir de outro minério de ferro, a magnetita que possui uma cor preta. O pigmento mineral vermelho , assim como outros pigmentos minerais naturais, vêm de rochas que são extraídos de pedreiras.
O pigmento de óxido de ferro é facilmente dispersado, e por isso, pode ser usado para fazer sabão e cosméticos. Os pigmentos minerais não enferrujam, não mudam com a luz, e são atóxicos.

PAGAMENTO E ENVIO

ACOMPANHE-NOS

SELO DE SEGURANÇA


Copyright © Saboaria Artesanal Sementes de Gaia 2017 |