• SEMENTES DE GAIA - UM BANHO DE NATUREZA!
  • SABONETES E SHAMPOOS 100% SAUDÁVEIS E BIODEGRADÁVEIS
  • TUDO FEITO A MÃO COM MUITO CARINHO, PARA TORNAR O SEU BANHO UM MOMENTO ÚNICO E ESPECIAL!
  • PRODUTOS LIVRES DE SULFATOS, PARABENOS, PETROLATOS, FTALATOS, FORMALDEÍDOS, BHT, BHA, EDTA...
  • PRODUTOS NATURAIS E VEGANOS - NÃO TESTADOS EM ANIMAIS

Argilas e Minerais

As argilas são ingredientes naturais de grande valor. São matérias primas inorgânicas, com extrema capacidade de retirar toxinas da pele. Possuem propriedades anti-inflamatória, antisséptica, anti- reumática, cicatrizante, emoliente, hidratante, calmante, queratolítica, tonificante e refrescante.
 
Algumas propriedades terapêuticas das argilas:
 A ação da argila na pele:
• estimula a micro circulação cutânea.
• desinfiltra os interstícios celulares.
• elimina toxinas.
• promove uma micro-abrasão ( esfoliação mecânica suave)
• regula a produção sebácea
• regula a queratinização
• Suaviza, amacia, afina e clareia a pele.
• Tem efeito calmante.
• Combate inflamações e inchaços.
• Efeito tensor cutâneo no rosto, corpo e couro cabeludo.
• Fornece os sais minerais e oligoelementos necessários.
• Promove a reconstituição dos tecidos.
 
 
As Argilas são fontes de minerais que trazem benefícios não só para a pele, mas também é eficaz para tratamentos dos cabelos e do couro cabeludo. 
> Reequilibra a produção saudável de oleosidade e confere maciez e luminosidade aos cabelos
> Fortalece os fios, evitando a quebra;
> Retira metais e toxinas dos fios e couro cabeludo;
> Equilibra o pH do cabelo/couro cabeludo;
> Restaura o brilho dos fios.
 
Veja como usar argilas nos cabelos clicando aqui.
 
Veja receitas de máscaras de argilas aqui
 
 
Tipos de argilas e suas diferentes composições:
 
Argila amarela (dourada)
 É rica em dióxido de silício, um mineral que estimula a formação de colágeno na pele; por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos.Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante.
Hidrata a pele e reduz as inflamações.
Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, atua na defesa do tecido conjuntivo nutre o tecido com seus sais minerais que são necessários para torná-lo mais rígido e saudável sem, entretanto, deixá-lo ressecado. 
Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea. Melhora a circulação sanguínea.
Ideal para rejuvenescimento em tratamentos cosméticos. Equilibra o Dosha Vata.
Nos cabelos: Beneficia os cabelos secos, ou danificados por processos químicos, promovendo a reconstrução dos fios. Além disso, ajuda na síntese do colágeno, que é uma proteína importante para os cabelos cacheados.
 
 
Argila branca
Argila branca ou Caulim: É a mais leve de todas, e possui um pH muito próximo da pele.
Rica em silício e alumínio.
Possui propriedades cicatrizantes, reduz as inflamações, tem ação tensora branda, purificante, adstringente, remineralizante, e antisséptica.
Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, e regula a queratinização.
Benefícios: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. 
Pode ser usada em todos os tipos de pele,especialmente as expostas em exagero ao sol.
É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas. Ideal para peles ressecadas, envelhecidas e manchadas.
Nos cabelos: A argila branca é a mais suave de todas e é indicada para cabelos normais, fracos, quebradiços ou danificados. Ajuda a aliviar a coceira no couro cabeludo.
 
Argila cinza
Possui propriedades capazes de fortalecer o tônus da pele, reduzir as rugas e eliminar gorduras localizadas e celulite. Age de forma direta no combate aos radicais livres. Ativa a regeneração celular.
A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas; combate acne, cravos, além de cicatrizante e excelente antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.
Nos cabelos: beneficia cabelos oleosos; é reguladora da caspa, seborréia, auxilia no crescimento, e reduz a queda capilar.
 
Argila creme
A Argila Creme é a sinergia, ou seja, mistura da Argila Marrom com a Argila Branca, ela incorpora de forma suave e natural às propriedades das duas argilas. É uma Argila rara, pois é formada naturalmente na natureza. A Argila Creme além dos benefícios da Argila Branca e da Argila Marrom possui excelente poder tensor e por esta razão é indicada nos tratamentos de flacidez tissular, e tem efeito rejuvenescedor do tecido; combate os radicais livres e a desestruturação do tecido.
É indicada para peles oleosas, acneicas e mistas, pois ajuda a regular a produção sebácea e absorve a oleosidade sem desidratar a pele. Por esta razão, o uso da argila bege é eficaz no tratamento anti-acne, pois além de reduzir a oleosidade, também tem efeito adstringente, cicatrizante e anti-inflamatório. Também ameniza as manchas na pele causadas por elas.
Nos cabelos:  ajuda a regular a queratinização dos fios e é muito eficiente nos cabelos oleoso, equilibrando a produção sebácea. Ajuda no crescimento mais rápido dos fios, hidrata e limpa profundamente o couro cabeludo.
 
 
Argila marrom
A Argila Marrom é uma argila rara, devido sua pureza. É eficaz contra a acne e espinha e tem efeito rejuvenescedor do tecido. Possui um efeito ativador da circulação, além de contribuir, com efeito equilibrador e revitalizador celular.
Tem ação hemostática, purificante, adstringente, remineralizante, cicatrizante.
Ativa a circulação.
 
Argila negra (Lama vulcânica)
Também conhecida como lama vulcânica, é muito utilizada no combate da acne, espinhas, cravos, acúmulo de gordura, pele oleosa, rugas, sardas e sinusite.
 Equilibra as necessidades de hidratação da pele, deixando uma sensação de maciez, suavidade e limpeza.
É uma argila muito oxigenante, o que a torna muito eficaz  para peles maduras, e em combate à flacidez,  além de melhorar a circulação sanguínea periférica, favorecendo a reprodução celular, diminuindo o aspecto das rugas e linhas de expressão, suavizando manchas de pele, e promovendo maior elasticidade e firmeza, podendo ser usada também em eczemas e fungos de pele.
Nos cabelos:  Rica em minerais que desintoxicam o bulbo capilar, é indicada para combater a queda capilar.
 
Argila rosa
É a mistura da Argila Branca com a Vermelha. Indicada para peles sensíveis e delicadas. A Argila Rosa é rica em ferro.
Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele.
Vitaliza a pele, aumenta a circulação, é anti-acne, anti-seborréica, absorve toxinas da pele e a hidrata. Por ser extremamente suave, pode ser usada todos os dias sem ressecar a pele; é recomendada para peles desidratadas e delicadas.
A Argila Rosa além de possuir os benefícios da Argila Branca, possui grande poder tensor indicada nos tratamentos de flacidez tissular, combate à desestruturação do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento, reidrata a pele, combate os radicais livres.
Nos cabelos: Beneficia cabelos secos,tornando-os sedosos e macios; indicada para couro cabeludo sensível.
 
Argila roxa
Rica em magnésio, ideal para aplicações sobre regiões tensas que acumulam toxinas, e para o rejuvenescimento da pele. Tonifica a pele, proporcionando firmeza e revitalizando-a.
Ideal para peles maduras, desvitalizadas, envelhecidas precocemente, sensíveis, desidratadas, manchadas, cansadas, e sem viço.
 
Argila verde
.A argila verde é a que possui maior diversidade em elementos, também chamada de montmorilonita, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio, de pH neutro, possui ação absorvente.
 É indicada para peles normais a oleosas, tem ações tonificantes, adstringentes e estimulantes. Em pele acnéica ajuda a controlar a oleosidade excessiva, tornando a pele mais homogênea e equilibrada, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante.
A argila verde é um potente componente na diminuição de celulite. 
Nos cabelos:  Regula a produção sebácea, auxiliando no combate à caspa, seborreia, e couro cabeludo oleoso.
 
 
Argila vermelha
A Argila Vermelha é uma argila rica em hematita, importante para a oxigenação das células.
É eficaz em tratamentos de antienvelhecimento, pois contribui para intensificar a renovação celular das camadas superficiais da pele, aumentar a elasticidade, e a micro-circulação; é energizante e suavizante.
Promove uma eficaz microabrasão (peeling suave), e neutraliza os efeitos dos radicais livres.
É especialmente indicada para pele envelhecida, e pode ser usada em peles sensíveis, com couperose e avermelhadas;  Peles com pontos de hiperqueratose ou espessadas, apresentam uma melhora significativa na maciez e brilho.
 A Argila Vermelha tem um alto poder de absorção, e limpa profundamente a pele, retirando a sujeira, toxinas, oleosidade, e outras impurezas; deixando a pele macia e aveludada.
Para tratamentos de corpo também é muito eficaz, visto exercer um efeito tensor nos tecidos flácidos. Sua composição promove a queima de gorduras localizadas, e por isso é utilizada como redutora de pesos e medidas. Se usada como cataplasma, ela retira água em excesso do tecido, ao mesmo tempo em que age diminuindo a gordura.
 Tem efeito anti-tumoral, trata feridas, e  age como secativo, muito utilizado para cicatrização, artrite, entre outras, em clínicas e hospitais para tratamentos de diversos tipos de câncer.
 
 
Minerais:
 
Zeolita:
 Zeolita Clinoptilolita é um mineral natural 100% puro de origem vulcânica e sem aditivos; possui uma alta capacidade de adsorção seletiva, que auxilia na quelação (sequestro) de poluentes tóxicos e metais pesados e na desintoxicação do organismo.
Também é muito benéfica no combate a infecções fúngicas, dermatites, seborreia, psoríase, herpes.
Na Alemanha e nos países do leste da Europa, a Zeolita é oficialmente utilizada em meios hospitalares para desintoxicar pacientes pós quimio e radioterapia, no tratamento da hepatite C, ulcera cutânea e leucemia.
 
 
Fontes:
Siliziummineralien und Gesundheit: Klinoptilolith-Zeolith, Karl Hecht und Elena Hecht-Savoley, ISBN-10: 3887783220,
ISBN-13: 9783887783228
Heilen mit dem Zeolith-Mineral Klinoptilolith, Werner Kühni, ISBN-10: 3038008664. ISBN-13: 978-3038008668
Publicação Científica: Natural Cellular Defence - SCIENTIFIC RESEARCH MONOGRAPH by Rik J. Deitsch USA
2005
*Food additives and supplements in the U.S.A. are approved by the Food and Drug Administration (FDA) under the
Code of Federal Regulations (CFR) Title 21. Zeolites (CFR Title 21 (182.2727) and Sodium Magnesium or Aluminum
Silicates under CFR Title 21 (182.2227) are listed as GRAS (Generally Recognized as Safe), and are permitted as
food additives (supplements) without FDA approval. Furthermore, all ingredients (zeolites) are found on the TSCA
listing of GRAS chemicals used in every day commerce in the United States.
 
Cristais de Quartzo: 
É um mineral puro que não agride a pele, devido ao processo de arredondamento de suas partículas. Ideal para esfoliação corporal e facial, pois remove as células mortas, refina e suaviza a pele.
 
Dolomita :
A Dolomita age de forma penetrante nos poros, neutralizando rapidamente a acidez na área aplicada. Tem propriedades, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, tonificante; melhora acne, clareia manchas, ameniza rugas e melhora a elasticidade da pele. É indicada para dores musculares.
Para a pele:
> clareia manchas (de sol, senis, de origem hormonal)
> ameniza rugas (auxilia na síntese das fibras de colágeno)
> melhora acne, cravos, e suas cicatrizes;
> melhora a elasticidade e o tonus da pele;
> combate estrias, flacidez e celulite
> ameniza olheiras;
 
Para os cabelos:
> combate a queda;
> trata seborreia,
> trata oleosidade,
> fortalece os fios
Veja mais detalhes sobre a Dolomita aqui.
 
Turmalina negra:
A turmalina negra é um mineral que possui muitas propriedades. É usada para neutralizar as radiações eletromagnéticas e combater as energias pesadas, transmutando as cargas energéticas negativas em positivas. Ela funciona como um para-raio, protegendo-nos de ataques psico-energéticos, e energias negativas.
A pedra turmalina negra é capaz também de estimular atitudes positivas mesmo nas circunstancias mais difíceis, pois incentiva em nós o altruísmo e nos ajuda a encontrar soluções para os problemas mais complicados.
Trata-se de uma pedra curativa em todos os sentidos, ela é capaz de purificar e fortalecer o sistema imunológico e sitema nervoso. Equilibra todos os níveis.
Acalma a mente, os nervos, ajuda na confiança, elimina stress.
É recomendada para quem tem artrite, auxiliando no alívio das dores. 
Principais beneficios físicos para a pele:
Possui ação calmante, cicatrizante, antisséptica, bactericida e alcalina, dificultando a proliferação de corpos estranhos na pele, além de eliminar toxinas e proporcionar a renovação dérmica.
• Acnes, Espinhas, Caspa, Seborreia, Queda de cabelo, Pele oleosa, Alergias, Micoses, Coceiras, Queimaduras de sol.
Veja mais detalhes sobre a turmalina aqui

Bentonita:
Veja detalhes sobre a bentonita aqui.

 

 


Contato: s.gaia.atendimento@gmail.com

Copyright © Saboaria Artesanal Sementes de Gaia 2020 |