• SEMENTES DE GAIA - UM BANHO DE NATUREZA!
  • PRODUTOS NATURAIS E VEGANOS - NÃO TESTADOS EM ANIMAIS
  • SABONETES E SHAMPOOS 100% SAUDÁVEIS E BIODEGRADÁVEIS
  • NOSSOS PRODUTOS SÃO LIVRES DE SULFATOS, PARABENOS, PETROLATOS, FORMALDEÍDOS, BHT, BHA, EDTA...
  • TUDO FEITO A MÃO COM MUITO CARINHO, PARA TORNAR O SEU BANHO UM MOMENTO ÚNICO E ESPECIAL!

Óleos Essenciais

Os óleos essenciais são os aromatizantes naturais utilizados nos nosssos produtos.
Além dos benefícios físicos e emocionais, quando utilizados na aromaterapia, os óleos essenciais também possuem aplicações medicinais excepcionais.
Muitos óleos essenciais são antissépticos e estão entre os mais potentes protetores da natureza  contra as bactérias e outros organismos infecciosos.
Os óleos essenciais possuem uma ampla gama de propriedades curativas, podendo ser utilizados de forma eficaz para manter a saúde, estimulando a regeneração celular, aliviando dores, equilibrando as disfunções emocionais, e combatendo bactérias, fungos e outras formas de infecções. Além de proporcionar alívio do estresse,  aumento de energia e aumento da concentração mental.
Os óleos essenciais têm uma lista quase interminável de usos terapêuticos, e a ciência continua a descobrir mais sobre eles a cada ano.
 
Óleo essencial de Alecrim:
Propriedades: revigorante, estimulante, adstringente, antisséptico pulmonar, rubefaciente, antineurálgico.
Indicações cosméticas: acne, cuidados com a pele, dores localizadas, sarna, pediculose, lesões cutâneas, celulite, tensão muscular, tônico cutâneo, lipolítico e cicatrizante. Alivia os sintomas da retenção líquidos e câimbras.  
Cabelos: tônico capilar, combate a queda de cabelo, caspa, seborreia, cabelos quebradiços.
Emocional: 
É uma erva que energiza as pessoas e os ambientes. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as atividades mentais, estudos e trabalho. Combate letargia, preguiça, apatia, estafa mental, melancolia, fadiga emocional.Favorece e fortifica o ânimo e vitalidade das pessoas.
Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade. Por isso, usa-se o alecrim para afastar olho gordo. É também a erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. 
 
Óleo essencial de Anis estrelado:
Ação antisséptica, estimulante, carminativo e regenerador. Anti-inflamatório das vias respiratórias. 
Considerado benéfico para o tratamento de doenças infecciosas da pele; Atua nos edemas, celulite e auxilia a drenagem linfática.  Ajuda a recuperar o brilho e a maciez da pele das mulheres na menopausa.
Nos cabelos, fortalece os fios e atua contra a queda. Trata a coceira do couro cabeludo e pode ser usado para controlar a infestação de piolhos.
Emocional: Seu aroma adocicado estimula a compreensão de problemas ligados a relacionamentos. 
Auxilia o aprendizado da doação promovendo o amor incondicional. 
Considerado afrodisíaco, trabalha questões envolvendo a maternidade e a sexualidade.
 
Óleo essencial de Artemísia:
A artemísia é uma planta medicinal, conhecida também como erva-de-fogo, rainha das ervas, urtemige, matricária e camomila do campo.
Recebeu este nome em homenagem a deusa Ártemis, protetora das virgens. Na antiguidade, a artemísia tinha a reputação de servir especificamente para os ciclos femininos. Também era considerada uma planta mágica, da qual se dizia aumentar os poderes psíquicos, e servindo também como um estimulante mental, ajudando a lembrar dos sonhos.
A artemísia é muito utilizada em moxabustão, uma terapia difundida pela medicina tradicional chinesa e japonesa. A moxa é o extrato seco das folhas da artemísia, que é queimado e aplicado no paciente em regiões doloridas e em pontos de acupuntura.
 
Ajuda também nos sintomas da menopausa, é um óleo muito usado para problemas femininos, controlando seus hormônios. É um ótimo diurético, agindo principalmente em quadros de hipertensão, obesidade e acumulo de toxinas no corpo.
 
As propriedades terapêuticas do óleo essencial de Artemísia para a pele e para os cabelos: Eczema, acne e psoríase, muito útil na queratose actínica, reduzindo a produção anormal de células e promovendo o crescimento de células saudáveis.
 

Óleo essencial de Baunilha (Vanilla planifolia):
Vanilla planifolia é uma espécie de orquídea nativa e abundante no sul do México. Seu óleo essencial é rico em antioxidantes e propriedades antibacterianas.

Para a pele: Protege a pele contra os radicais livres e previne a formação de rugas e linhas de expressão; 
Suas propriedades antibacterianas auxiliam no combate às espinhas, pois pode eliminar a infecção subjacente e acelerar o processo de cicatrização da pele. Além disso, é capaz de reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne.

Para os cabelos: Ajuda a fortalecer os fios e induzir o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, estimulando o crescimento capilar.
 
Além disso, muitos são os benefícios que o óleo essencial de baunilha pode doar para o nosso corpo. Entre eles está o seu poder relaxante, que transmite aconchego, calor e carícia. Proporciona conforto emocional e sensação de prazer, diminui frustração, irritação e ansiedade, combate à depressão, problemas de sono; Possui ação de equilíbrio hormonal, amenizando sintomas da TPM e reduzindo as cólicas menstruais. Também atua como afrodisíaco.Possui propriedades terapêuticas semelhantes ao Cacau.
 
 
Óleo essencial de Bergamota:
Antisséptico, cicatrizante e benéfico para a pela oleosa. Eficaz contra acne, psoríase e seborréia da pele e do couro cabeludo. Excelente no tratamento de lesões cutâneas, celulites e retenção hídrica. Alivia a candidíase.
 
Emocional: Utilizado para amenizar a ansiedade, insônia, tensão e depressão. Recomendado para estados de irritação e frustração, sendo excelente notratamento da ansiedade, depressão e tensão nervosa.  
 
 
Óleo essencial de Cabreúva:
 É regenerador e citofilático (hidrata, regenera e melhora a aparência de peles ásperas, e em  cabelos secos e opacos, hidrata e dá brilho).
>  Melhora problemas de pele como dermatites, escaras, peles secas, psoríase;
>  Possui ação anti-inflamatória e cicatrizante (útil em aplicações do óleo puro sobre feridas abertas e escaras).
Veja mais detalhes sobre o óleo de cabreúva aqui.
 
Óleo essencial de Canela Cassia (Casca):
A árvore de canela cássia é muito conhecida por sua casca perfumada e tem sido usada há séculos em aplicações terapêuticas e na culinária tradicional. Seu óleo essencial possui aroma delicioso e intenso. 
Possui potente ação anti-bacteriana e anti-inflamatória, fungicida, antisséptica, ação analgésica leve; é estimulante, tonificante geral, aumenta a circulação da pele; alivia dores musculares.
Pele - Tem um efeito adstringente suave sobre a pele, enrijecendo tecidos flácidos, e favorecendo a pele oleosa.
Cabelos - tônico para o couro cabeludo. 
 
No campo emocional: desinibe, fortalece, energiza e proporciona equilíbrio mental e emocional, estimula a criatividade, traz alegria e conforto em momentos de tensão ou melancolia, melhora estados depressivos, cansaço,tensão,fadiga mental, exaustação, estagnação, fraqueza, falta de concentração,medo,trabalha desapego e falta de vontade própria.
 
 
Óleo essencial de Cânfora branca:
A cânfora branca é empregada geralmente em problemas das vias respiratórias como sinusite, catarro, peito cheio e congestionado.
Também tem propriedades estimulantes da circulação local, por isso muito empregado dentro da estética para tratamento de celulite e varizes.
Em massagens tem utilidade no tratamento de tensão muscular, assim como luxações e dores articulares.
Também é antisséptico e possui algum potencial anti-inflamatório pequeno.
Costuma dar um bom resultado na acne, reduzindo o excesso de oleosidade da pele. Seu alto teor de cânfora mesclado ao cineol, permitem a este óleo possuir um efeito estimulante cerebral, auxiliando na memória e alívio de cansaço mental. É um efeito similar ao do Alecrim. Este óleo essencial, deve ser evitado em hipertensos
Para os cabelos, auxilia no combate à queda, fortifica as raízes e estimula o crescimento.
 
Óleo essencial de Cedro:
propriedades medicinais: antisséptico, fungicida, adstringente, expectorante;
alivia bronquite, tosse e acúmulo de catarro; O excesso de mucosidade é controlado pelo efeito "secante" do cedro.
Indicações  cosméticas: queda de cabelo, caspa, seborreia, alergias, psoríase, eczemas, dermatites, limpeza de pele, acne, celulite, bom para peles maduras e com rugas.
Cabelos: combate doenças do couro cabeludo, caspa, seborreia e alopecia; estimula o crescimento capilar.
Se misturado ao óleo de citronela, dá um potente repelente contra insetos.
Emocional:  
ansiedade, irritabilidade, indecisão, insônia, desconforto, stress
 
Óleo essencial de Citronela:
Tem poder antidepressivo, anti-inflamatório, bactericida, antisséptico, desodorizante, sudorífico, inseticida, fungicida, tônico, estimulante, e repelente de insetos,
Alivia tendinites, dores musculares e dores de cabeça.
Indicações  cosméticas:  É um normalizador das glândulas sebáceas; combate a oleosidade da pele, melhora acne,  pele inflamada, inflamações articulares, transpiração excessiva.
Para os cabelos, além de equilibrar a oleosidade, proporciona brilho e leveza aos fios. 
Para Pets: Coleiras com citronela também têm se mostrado muito úteis para afastar pulgas, carrapatos e mosquitos de cachorros.
Emocional
Tônico mental, antidepressivo, estimulante da criatividade, restaura a energia trazendo confiança interior.
Veja mais detalhes sobre o óleo de citronela aqui.
 
Óleo essencial de Cipreste:
 Possui propriedades antioxidantes, e atua diminuindo a atividade excessiva das glândulas sebáceas, em peles oleosas, inflamadas, acnéicas. Atua como coadjuvante terapêutico nos problemas circulatórios, diabéticos e na prevenção de rugas (já que a glicação é associada a elas).
Na parte circulatória, o óleo de cipreste é utilizado por décadas no tratamento de varizes, má circulação e hemorróidas.
Auxilia no tratamento de vários tipos de micoses e feridas infeccionadas .
Em massagens, é útil em dores musculares e como anti-inflamatório (reumatismo e artrite).
Veja mais detalhes aqui
 
Óleo essencial de Cravo da India:
propriedades medicinais: poderoso analgésico e antisséptico, cicatrizante, parasiticida, afrodisíaco, fungicida, antibiótico,  inseticida, estimulante imunológico;
Indicações  cosméticas: micoses, lesões infectadas, unhas encravadas, pano branco, regeneração de tecidos, acne, verrugas, pele oleosa, cabelos secos, piolhos, repelente, reumatismo, infecções bucais, dor de dente;
Para os cabelos, ele combate a queda, fortalece e estimula o crescimento dos fios; encorpa, e proporciona brilho.
Emocional
revigora e aumenta a energia pessoal, fadiga mental, memória fraca, dores de cabeça, estimulante da memória. 
 
Óleo essencial de Eucalipto Citriodora:
Propriedades: É um poderoso bactericida e antisséptico. Empregado em dores articulares e inflamações dos tendões. Poderoso antisséptico, relaxante para os nervos, revigorante, alivia dores musculares e articulares, analgésico, anti-inflamatório, anti-micótico, anti-fúngico.
Indicações cosméticas: eczemas, dermatites, limpeza de pele, acne, celulite, 
Cabelos: queda de cabelo, seborreia, caspa, infecções do couro cabeludo.
Emocional:
Auxilia a relaxar e diminui a irritabilidade, libera raiva e emoções contidas, carência, abandono e solidão.
limpa o ambiente;  clareia as idéias, favorece a concentração e fortalece o sistema nervoso.
 
Óleo essencial de Eucalipto Staigeriana (lima-limão):
Ao contrário dos outros eucaliptos, o óleo essencial de eucalipto staigeriana possui reduzido teor de eucaliptol e elevado teor de citral (cerca de 40% e de limoneno (cerca de 20%). Devido a isso o eucalipto staigeriana é um bom óleo para empregar-se em massagens para tratar de dores musculares e localizadas, pois ajuda a diminuir a dor, tratando também de processos inflamatórios.
Outra propriedade muito importante já estudada são suas propriedades fungicidas que podem ser aproveitadas na conservação de alimentos estocados e no tratamento de micoses e alergias (fungos são os maiores causadores de alergias de pele e respiratória).
 
Propriedades antibacterianas no óleo mostram-se muito úteis no tratamento de uma série de microorganismos como Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis, Candida albicans, Salmonela entérica, Aeromonas veronii, Pseudomonas aeruginosa, etc. A combinação de citral, limoneno e eucaliptol confere uma ação bacteriostática, ou seja, inibe a multiplicação das bactérias e isso explica seu resultado como desodorante, desinfectante e  contra bromidrose (suor com cheiro desagradável, que ocorre nas axilas ou nos pés, devido à atuação de bactérias sobre o suor, provocando o odor característico).
 
Outros empregos do eucalipto staigeriana seria no tratamento de acne, como estimulante da circulação, em massagens anti-celulite, problemas de má digestão e gases. Também é muito útil para acabar com os sintomas da gripes, o que nos leva a suspeitar também de uma propriedade inibitória de vírus. Usado em Gordura localizada, celulite (ativa a circulação), problemas digestivos (falta de apetite), seborréia e queda de cabelo, anti-inflamatório em ciática, fibromialgia. É vasodilatador, anti-micótico e hipotensor.
Emocional:
Libera a raiva e emoções contidas, estimulando o perdão e compaixão.
 
Óleo essencial de Funcho doce (Erva-doce):
Possui ação purificadora e tônica sobre a pele, reduzindo a formação de rugas; combate a celulite; favorece à pele oleosa.
Para os cabelos, fornece brilho e maciez.
 
Propriedades: Calmante, desintoxicante, antisséptico e revitalizante, carminativo (combate a formação de gases intestinais),
atua como digestivo em cólicas intestinais, diurético, bom para constipações, obesidade e menopausa.
Ótimo para ressacas e para diminuir o apetite.
Antiespasmódico e expectorante, podendo ser útil em casos de resfriado, bronquite e coqueluche.
É conhecido por ativar o sistema glandular, imitando o hormônio estrogênio. Isto pode torná-lo útil no tratamento da tensão pré-menstrual, nos casos de fluxo escasso, problemas de menopausa e baixa sensibilidade sexual.
Também é bastante conhecida sua propriedade de aumentar a produção de leite durante a amamentação.
Emocional:
Auxilia na digestão das coisas da vida, naqueles momentos em que ela parece ser difícil e dura.
 
 
Óleo essencial de Gengibre:
Consagrado tradicionalmente na medicina oriental como equalizador das energias, na medicina ayurvédica é considerado tridosha, que significa que equilibra os 3 aspectos vatta, kapha e pitta.
Propriedades: Antisséptico, anti-inflamatório, tônico digestivo, estimulante circulatório, analgésico, antidepressivo, afrodisíaco, bactericida, desintoxicante e desinfetante. Auxilia na digestão e no tratamento de varizes, estimula a circulação periférica, aquece e diminui a dor muscular e o reumatismo. 
Cosmética: É o óleo mais indicado para tratamento da celulite, pele envelhecida e flacidez. Ajuda a tratar contusões, feridas, espinhas, ajuda a ativar a circulação e pode ser usado em massagem drenante, ajudando a dissolver nódulos de celulite. Para os cabelos, estimula o crescimento, fortalece os fios e dá brilho.
Emocional
Ajuda diminuir a confusão mental, depressão, desânimo, nervosismo e insônia. Fortalecedor da memória e ótimo contra enxaqueca.
 
 
Óleo essencial de Gerânio:
Seu aroma assemelha-se ao aroma de rosas. Possui propriedades bactericida, antisséptica, antifúngica, adstringente, cicatrizante.
 Um estudo do Instituto de Medicina da Universidade de Teikyo mostrou que este óleo essencial pode "suprimir os sintomas inflamatórios com acúmulo de neutrófilos e edemas.
É útil para todos os tipos de pele,pois equilibra a oleosidade. Também pode ser ótimo para peles cansadas, pois é ótimo tônico geral para a pele. Revigora peles pálidas, pois o gerânio aumenta o fluxo de sangue.
Trata pele oleosa, acne/espinhas, rugas, peles envelhecidas, desidratadas, erupções cutâneas, eczema, dermatite, infecções fúngicas. 
É considerado o "óleo da mulher", devido à sua propriedade reguladora sobre o sistema hormonal feminino, sendo útil para quem sofre de tensão pré-menstrual e problemas da menopausa.
Para os cabelos,o OE de gerânio funciona como tônico, estimulando o crescimento e diminuindo a queda; equilibra a oleosidade do couro cabeludo.
Emocional: 
Combate a ansiedade e a depressão e tem efeito reanimador. Recoloca a mente em equilíbrio e, através de sua ação sobre o córtex supra-renal, reduz o estresse.
 
Óleo essencial de Hortelã-pimenta (mentha-piperita):
Propriedades medicinais: analgesia muscular, problemas respiratórios, dores musculares, dores de cabeça, queimadura solar, estimulante da circulação local (rubefaciente), expectorante, vasoconstritor periferico,
Indicações  cosméticas: acne, celulite, varizes, manchas de pele (manchas de sol ou foliculite), crescimento capilar, antisséptico para o couro cabeludo.
Emocional
 fadiga mental,depressão,medo,falta de atenção.
 
Óleo essencial de Ho Wood:
Antisséptico, anti-inflamatório, anti-microbiano, desodorante, regenerador dos tecidos, alivia inflamações da pele e queimaduras, acne, escaras, combate infecções urinárias e ginecológicas.
Recupera o sistema nervoso abalado, alivia a insônia.
Emocional:
Este aroma possui frequências vibratórias que abrem o coração para a espiritualidade e conscientizam da importância do trabalho pelo bem comum.
 
Óleo essencial de Junípero (Zimbro):
É bastante conhecido por sua característica desintoxicante. É um tônico para peles oleosas e congestionadas, e para a seborréia do couro cabeludo. Suas propriedades purificadoras podem amenizar condições da pele como acne, dermatite, eczema exsudativo úmido, psoríase e inchações. Muito utilizado em tratamento estético da celulite.
 
Óleo essencial de Laranja doce:
propriedades medicinais: calmante, antisséptico, antiespasmódico,
Sua ação sudorífera ajuda a eliminar as toxinas de uma pele congestionada. Mas também parece ser eficaz nos tratamentos de pele seca, rugas e dermatite. Em resumo, é um ótimo tônico para qualquer tipo de pele.
Indicações cosméticas: acne, celulite, edemas, rugas, manchas na pele, pele seca, dermatites; equilibra a oleosidade da pele e couro cabeludo, seborreia, caspa.
Emocional:
insônia, ansiedade, tensão nervosa, agitação, dor de cabeça, stress, depressão, alteração de humor, traz alegria; bom para crianças.
 
Óleo essencial de Lavanda Mont Blanc:
propriedades medicinais:  relaxante, antidepressivo, antisséptico, curativo;
Indicações cosméticas: Propriedades rejuvenescedoras e revigorantes. Promove o crescimento das células e equilibra a produção sebácea.
Combate a acne, pé de atleta, caspa, eczema, psoríase, dermatite, assaduras, queimaduras, lesões cutâneas, peles secas e oleosas, pele inflamada, cicatrizes e estrias;Útil em abcessos, furúnculos, pústulas, fungos, inchaços, picadas de insetos, enxaquecas, escaras.
Como tônico capilar, ajuda a combater a calvície, dá brilho em cabelos secos e opacos;
Emocional
Calmante, age contra o stress, ansiedade, agitação, insônia, medo, depressão e tensão nervosa.
Não é à toa que a maioria dos produtos para bebês possuem aroma de lavanda.
Veja mais detalhes sobre o óleo de lavanda aqui.
 
Óleo essencial de Lavandim: (híbrido da lavanda)
propriedades medicinais: semelhante à lavanda
Indicações  cosméticas: semelhante à lavanda
Emoções que trabalha: semelhante à lavanda
 
Óleo essencial de Lemongrass (capim-limão, erva cidreira):
Bactericida, anti-fúngico, antisséptico, anti-infeccioso, analgésico, calmante, depurativo, sedativo, desodorante, relaxante muscular,  antidepressivo;
melhora a má circulação, alivia dores musculares;
Indicações cosméticas: adstringente, melhora acne, suor excessivo, poros abertos, fortalece o tecido cutâneo, bom para cabelos mistos, queda capilar, caspa, seborreia; também é um bom repelente de insetos; 
Emocional:
 Alivia dor de cabeça, nervosismo, stress, tensão, falta de concentração, fadiga crônica;
É o óleo da memória, fortalece o raciocínio,a criatividade e a concentração. Combate tensões mentais.
 
Óleo essencial de Limão tahiti:
propriedades medicinais: antisséptico, antivirótico, bactericida, depurativo, tônico
Indicações cosméticas: Ajuda a remover as células mortas, dando brilho à pele; clareia a pele, ameniza as cicatrizes, combate acne, herpes, celulite, eczemas, dermatites; bom para limpeza de pele;  fortalece as unhas.
Para os cabelos, dá brilho, combate a caspa, seborreia, queda capilar, e doenças do couro cabeludo.
Emocional:
 antidepressivo, aumenta a concentração e a capacidade de memorização, relaxante, ansiolítico; Afasta o cansaço e a apatia.
 
Óleo essencial de Louro:
Adstringente, tônico cutâneo, cicatrizante, anti-inflamatório, bactericida, fungicida, analgésico e calmante. Beneficia todos os tipos de pele, especialmente as oleosas. Pode ajudar no tratamento da psoríase, alergias, eczemas, acne, furúnculos.
Benéfico no tratamento de reumatismo, artrite,dores e contraturas musculares.
Para os cabelos, revitaliza o couro cabeludo, fortalece os cabelos, elimina a caspa, seborreia; previne a queda e estimula o crescimento capilar.
Emocional: Afasta negatividade, medo e incerteza. 
Aporta luz às questões da alma, trazendo discernimento para aceitar as próprias deficiências e reconhecer as conquistas.
 
Óleo essencial de Mandarina Vermelha:
Para a pele: Tonificante, adstringente, clareador, combate acne, trata pele oleosa, auxilia na prevenção e diminuição de estrias, celulites e cicatrizes, suaviza peles ásperas.
Para os cabelos, trata a caspa e a oleosidade.
Moderador do sistema nervoso. Relaxa, revitaliza, energiza.
.Emocional: Aroma cítrico que traz descontração ao ambiente. Eleva o espírito, alegra e inspira. Indicado para pessoas que se levam muito a sério e também para abrandar crianças irritadiças. Para pessoas sem alegria pela vida, desestimuladas, depressivas e ansiosas. 
 
Óleo essencial de Manjericão anis:
propriedades medicinais: antioxidante, antimicrobiano, carminativo,diurético, digestivo, estrogênico
Indicações cosméticas: Peles ressecadas e desidratadas, acne, inflamações da pele; trata a queda de cabelos e dá brilho à cabelos opacos.
Emocional:  impaciência, nervosismo, falta de concentração, depressão, insônia, cansaço mental.
o manjericão, quando exposto num ambiente, tem a propriedade de acalmar e trazer paz de espírito a todos.
Ao acalmar as tensões, afastamos os pensamentos negativos e  as energias densas.
 
Óleo essencial de May Chang (Litsea Cubeba):
A litsea cubeba é uma pequena árvore do continente asiático, sendo cultivada principalmente na China e na Malásia. Também conhecida como may chang ou Verbena tropical, esta planta possui folhas e flores com um aroma comparável ao de limão e os seus frutos são como pimenta. Do processo de destilação de suas folhas, é obtido um óleo essencial utilizado na medicina chinesa tradicional há quase um século.
May Chang auxilia no relaxamento geral, tanto do nosso corpo quanto da mente. Também revitaliza e tonifica o organismo, proporcionando um efeito energizador, e um bem estar emocional.
Indicações cosméticas: Este óleo é útil para a limpeza da pele em geral, devido às suas propriedades antissépticas e antifúngicas. 
Equilibra a oleosidade da pele e cabelos.É muito benéfico para o tratamento de acne, infecções e inflamações da pele, celulites, e transpiração excessiva. 
Emocional:  
Útil no tratamento da fadiga, letargia, insónia, ansiedade e depressão, raiva, irritação, stress, é relaxante, traz clareza mental.
Veja mais detalhes sobre o Litsea cubeba aqui
 
Óleo essencial de Melaleuca (tea-tree):
É um poderoso antisséptico, fungicida, parasiticida, bactericida germicida, cicatrizante, antinflamatório, antiviral, febrífugo, inseticida, imunoestimulante.
Pode ser utilizado contra quase todos os tipos de infecções, aliviando as dores causadas pelas mesmas, e ainda em cuidados íntimos femininos e masculinos, contra candidíase, herpes (labialis, genitalis e zoster), infecções vaginais, urinárias, leucorréia, cistite crônica;
Utilizado também em tratamentos de pele como psoríase, catapora, abscessos, acnes, pele inflamada, erupções cutâneas, pé-de-atleta, vesículas, bolhas, queimaduras, esfolados, frieiras, calos, furúnculos, picada de insetos, pele oleosa, manchas, verrugas, feridas infeccionadas, urticária, cortes, machucados, micoses de unhas.
Em tratamentos capilares, ele trata seborréia, caspa, dá brilho, para cabelos secos e danificados.
Quanto aos fatores emocionais, o óleo de Tea Tree trabalha: estados obsessivos, depressão,  medo, ansiedade, preocupação excessiva, sensação de vazio, cansaço e fadiga crônica, acalma choques, indecisão, apatia, timidez, tristeza.
 
Veja mais detalhes sobre o óleo de melaleuca aqui
 
Óleo essencial de Menta Arvensis (hortelã do campo, hortelã-doce):
Propriedades: Estimulante e ativador da circulação local. Analgésico, antisséptico, tonificante, energizante e refrescante. 
Bom para peles manchadas, oleosas, acne, dermatites. Potente desintoxicante .
Para os cabelos, é eficaz combatendo a oleosidade, caspa , seborreia, aliviando as irritações do couro cabeludo, além de estimular o crescimento dos fios.
Emocional: Alivia fadiga mental, dores musculares, nevralgias, palpitações.
 
Óleo essencial de Palmarosa:
Possui ação antimicrobiana, antivirótica e antifúngica. É citofilático e estimulante de regeneração celular, sendo excelente rejuvenescedor para peles maduras e com manchas; Regula a oleosidade da pele, beneficiando peles oleosas e auxiliando no tratamento de acne e peles irritadas.
Atua contra o cansaço físico, ajuda no equilíbrio do sistema nervoso. Também é usado como calmante.
Emocional:Raiva, Estresse, Tensão nervosa, Ansiedade, Depressão
 
Óleo essencial de Patchouli:
propriedades medicinais: anti-inflamatório, regenerador de tecidos, cicatrizante, fungicida, anti-infeccioso, bactericida.
Indicações cosméticas:
Combate inflamações,  eczemas, dermatites, acne, pé de atleta, infecções causadas por fungos, psoríase, caspa, seborreia;
Estimula a substituição das células cutâneas, melhorando rugas, manchas de pele. Para os cabelos, estimula o crescimento e combate caspa e seborreia.
Melhora casos de celulite e retenção de líquidos.
Diminui o apetite;
Descongestionate dos vasos venosos, agindo contra varizes.
Afrodisíaco.
Emocional:
ansiedade, depressão, insônia, tensão, preocupação, afrodisíaco;
Desperta a intuição, e forças para defesa contra energia negativa
Veja mais detalhes sobre o óleo de patchouli aqui.
 
Óleo essencial de Petitgrain:
Possui propriedades: analgésica, calmante, desodorizante, e anti-inflamatória.
Empregado em problemas de pele como acne, ajudando também a eliminar manchas de espinhas. Atua como regenerador para a pele, sendo benéfico para combater as rugas e linhas de expressão. Bom para peles oleosas e/ou irritadiças. Age contra a celulite, em massagem com óleo carreador.  Ameniza a transpiração excessiva.
Para os cabelos, combate a caspa, e/ou oleosidade do couro cabeludo.
Emocional: Acalma a irritação e o pânico, proporciona segurança quando há sensação de desânimo, refresca a mente e reduz o cansaço mental. Suas propriedades relaxantes ajudam a tratar a ansiedade quando acompanhada de pulsação acelerada ou insônia. 
 
Óleo essencial de Pimenta preta:
Analgésico, anti-inflamatório.Vasodilatador. Empregado em problemas do sistema respiratório, em dores musculares, das articulações, estimulante geral. Utilizado em massagens e drenagens linfáticas por ativar a circulação, ajudar a queimar calorias e eliminar toxinas.
Emocional: Antidepressivo, afrodisíaco. Estimula a produção de endorfina. Seu aroma quente fortalece a coragem e a ação. Ajuda em momentos de busca do novo e na quebra de condicionamentos. 
 
Óleo essencial de Pinho da Sibéria:
Anti-inflamatório e antisséptico pulmonar. Descongestionante respiratório, alivia asma, tosse, rinite, bronquite.
Elimina a oleosidade da pele e cabelos, além de atuar contra a caspa.
Emocional: O Óleo Essencial de Pinho da Sibéria ajuda as pessoas a sentirem-se mais confortáveis eliminando a tristeza e o pesar dos ambientes. Indicado para superar sentimentos de opressão e autopunição.
 
Óleo de Salvia Esclareia:
propriedades medicinais: antidepressivo, antisséptico, adstringente, desodorante, antiespasmódico, hipotensor, sedativo; problemas hormonais femininos, desordens menstruais, menopausa, cólicas;
Indicações  cosméticas: Regenerador, atua em todos os tipos de pele, bom para peles frágeis e finas. Ameniza rugas e vermelhidão da pele; estimula o crescimento dos cabelos. Reduz a produção das glândulas sebáceas combatendo a oleosidade e a caspa, alivia conjuntivite, acne, dores musculares, pé do atleta.
Emocional: Óleo de Salvia Esclareia:epressão, insônia, anti-depressivo natural, é muito benéfico em estados de ansiedade ou tensão.
 
Óleo essencial de Sândalo:
O óleo essencial de madeira de sândalo é um poderoso antisséptico. Quando aplicado sobre a pele, protege feridas, furúnculos , e infecções.
Indicado para todos os tipos de pele, e especialmente útil para peles rachadas, secas, sensíveis ou inflamadas.
Ele acelera a cicatrização da pele danificada, e reduz cicatrizes, sendo muito benéfico também para peles acneicas
Bom para cabelos secos.
Emocional: Combate a insônia, depressão diminui ansiedade, o medo, o stress, a inquietação, e induz ao relaxamento; melhora a memória, a concentração, a visão interior, e pensamentos positivos; conhecido também por suas propriedades afrodisíacas. O Óleo Essencial de Sândalo é um calmante natural.
 
Óleo essencial de Tangerina:
propriedades medicinais: Antisséptico, sedativo, estimulante linfático, citofilático, depurativo, adstringente.
Indicações  cosméticas: Óleo para massagem, útil principalmente durante a gravidez. Combate as estrias e celulite, e previne marcas de expressão. bom para pele oleosa.
Para os cabelos, trata a caspa e a oleosidade.
Emocional:  anti-depressivo e estimulante. Age equilibrando estados de ansiedade e medo. Bom para crianças.
 
Óleo essencial de Tumérico (açafrão,cúrcuma)
Potente anti-inflamatório. Possui ainda propriedades antimicrobiana, antioxidante, analgésica, antifúngica.
Estimulante imunológico, pode ajudar em doenças autoimunes. É muito utilizado para condições de pele, reduzindo a inflamação e deixando a pele com aspecto mais jovial e com mais viço. Desintoxicante, e benéfico para peles oleosas e no combate a dermatoses.
Também é eficaz para problemas articulares, reumatismo, tendinites.
Emocional:
“Óleo Essencial do aqui e agora”. Auxilia o contato com a realidade, aterriza os pés no chão. Traz a mente para o momento presente, para o aqui e agora, preparando a mente e o corpo para o comando. Acalma confusão e ansiedade.
 
Óleo Essencial de Vetiver:
O óleo essencial de vetiver é conhecido como óleo da tranquilidade devido sua ação calmante. Alivia dores musculares, articulares, artrite, reumatismo. Revitaliza as hemácias, auxiliando no fluxo sanguíneo. É tônico e estimulante. Desfaz bloqueios emocionais, trazendo uma sensação de relaxamento, auto-confiança, firmeza, iniciativa, e promovendo a organização, aterramento e determinação na vida.
Possui potente atividade anti-fúngica, antioxidante, e cicatrizante, atuando na regeneração da pele, e protegendo os tecidos de danos ocasionados por radiações, toxinas, radicais livres, além de manter as fibras de colágeno e elastina saudáveis, reduzindo assim as rugas, manchas, quelóides e fibroses. Trata acne, dermatites e psoríase.
Para os cabelos, beneficia cabelos secos e couro cabeludo com caspa.
 
Óleo Essencial de Ylang-ylang III: Seu óleo vem de uma árvore semi-silvestre muito comum nas ilhas dos mares do sul, especialmente Taiti e Filipinas, e é um dos aromas mais exóticos da Aromaterapia. Doce, floral e extremamente sensual, é capaz de enraizar bons sentimentos e diminuir a insegurança. Abranda também sensações de ira, ansiedade, choque, e medo. Possui propriedades antidepressivas e afrodisíacas, de modo geral tem um efeito relaxante no sistema nervoso.
 
 Possui propriedades anti-inflamatória e antisséptica. Elimina o crescimento microbiano e desinfeta feridas, protegendo-as de infecções e ajudando na cicatrização. É muito utilizado no tratamento do acne, cabelos e peles oleosas, agindo também como um bom hidratante da pele.
Para os cabelos, tem efeito tônico e estimulante sobre o couro cabeludo, favorecendo o crescimento e o aumento do volume dos cabelos.
 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Cuidados com óleos essenciais:
 
* Evite passar puros os seguintes óleos, pois podem causar queimaduras ou ardência: Capim limão, citronela, canela cascas, mostarda I, arruda, tomilho vermelho, tagetes, cominho comum, orégano, cravo da índia e palmarosa.
 
* Não use internamente óleos essenciais sem a devida orientação de um aromaterapeuta especializado.
 
* Os seguintes óleos podem ocasionar manchas de pele se após seu uso tomar-se sol: Grapefruit, bergamota, limão, laranja da terra, lima, cominho comum, arruda, ammi visnaga.
 
* Mantenha longe de criança vidros contendo óleos essenciais.
 
* Em caso de alergias, irritação ou efeitos colaterais suspenda qualquer uso que esteja sendo feito. Use lavanda a 2% em gel ou água em eritemas.
 
Modo de uso dos óleos essenciais:
                                                                                                                                  
Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem ser usados sempre diluídos. Devem ser utilizados sob a orientação de um médico ou terapeuta qualificado.
 
> Aromatizador (aproximadamente 9 gotas).
 
> Banhos (20 gotas após encher a banheira, dissolvidas 
em uma colher de sopa de óleo vegetal).
 
> Compressa (5 a 10 gotas em 1/2 litro de água).
 
> Inalação (2 gotas em um lenço ou inalador com água).
 
> Massagem (20 a 60 gotas em 100 ml de óleo vegetal).
 
> Óleo para rosto e cabelos 
(1 colher de sopa de óleo vegetal com 01 gota de OE 
para o rosto, 5 gotas de OE para o cabelo)
 
> Uso tópico (diluir 5 gotas do óleo essencial em 
1 colher de sopa de óleo vegetal).
 
> Banho de assento (10 gotas em 2 litros de água, 
dissolvidas em uma colher de chá de óleo vegetal) 
 
 

 

Óleo essencial de An


Contato: s.gaia.atendimento@gmail.com

Copyright © Saboaria Artesanal Sementes de Gaia 2018 |