• PRODUTOS LIVRES DE SULFATOS, PARABENOS, PETROLATOS, FTALATOS, FORMALDEÍDOS, BHT, BHA, EDTA...
  • TUDO FEITO A MÃO COM MUITO CARINHO, PARA TORNAR O SEU BANHO UM MOMENTO ÚNICO E ESPECIAL!
  • ESTAREMOS EM RECESSO ENTRE OS DIAS 20/12 A 17/01. Pedidos aprovados até dia 19/12 serão postados antes do recesso; A partir do dia 20/12, os pedidos aprovados serão postados somente após o recesso.
  • SEMENTES DE GAIA - UM BANHO DE NATUREZA!
  • PRODUTOS NATURAIS E VEGANOS - NÃO TESTADOS EM ANIMAIS
  • SABONETES E SHAMPOOS 100% SAUDÁVEIS E BIODEGRADÁVEIS

POR QUE USAR SABONETES NATURAIS?

Quero falar pra vocês um pouco sobre saboaria artesanal, e o método Cold process...
 
Primeiro vamos falar sobre os sabonetes comuns:
Os sabonetes comerciais que você encontra nos supermercados são  fabricados visando três aspectos:
> Custo barato;
> Conservação do produto nas prateleiras do comércio;
> Oferecer ao consumidor um produto de maior duração;
 
Por isso, os sabões comerciais são repletos de produtos químicos e conservantes, e nem deveriam mais ser chamados de sabão ou sabonetes, porque na verdade, são mesmo é detergentes sintéticos.
A grande maioria dos sabonetes comerciais, utilizam a gordura animal (sebo bovino ou suíno) como gordura. Veja na composição do seu sabonete se está escrito "Tallow" ou "Adeps Bovis"; isso quer dizer que foram feitos com sebo.
 
A Saponificação:
Todo sabão é produzido através de uma reação química entre uma gordura e um álcali (material alcalino), processo este chamado de SAPONIFICAÇÃO.
O álcali utilizado em TODOS os sabonetes sólidos é o hidróxido de sódio, mais conhecido como "soda cáustica". (Nos sabonetes líquidos, é o hidróxido de potássio - "potassa"). Ele é misturado à água destilada para a formação da lixívia, e esta, será a responsável pela saponificação dos óleos vegetais.
 
O uso do hidróxido de sódio (soda cáustica) ou do hidróxido de potássio (potassa), ou qualquer outra base alcalina, é indispensável para a produção de qualquer sabão. Portanto, TODOS os sabões/sabonetes em barra, sem exceção, são produzidos com hidróxido de sódio. Porém, após o processo de saponificação, ela não estará mais presente, pois será neutralizada.
O Resultado deste processo de Saponificação é: SABÃO + GLICERINA.
 
Nos sabonetes industrializados, a glicerina formada, é retirada do sabão, para ser comercializada em outros setores da indústria (mais uma prova de que para as indústrias, o lucro é mais importante do que a qualidade) ou seja, a maioria dos sabonetes comerciais (com exceção dos glicerinados) são carentes de glicerina, que é justamente um dos principais umectantes para evitar o ressecamento da pele.
Esta é a principal diferença entre os sabonetes comerciais e os sabonetes artesanais. Pois além de conter os ácidos graxos dos óleos vegetais, os sabonetes artesanais naturais têm sua glicerina intacta, glicerina esta, que foi produzida do próprio processo de saponificação, gerando assim uma glicerina pura 100% vegetal.
 
Não se preocupe com a soda cáustica!
Fazendo uma "analogia", o hidrogênio é um combustível altamente inflamável, mas qdo se junta com o oxigênio, ele forma a água; e nem por isso vc tem queimaduras ou explode qdo bebe água... portanto, não se pode avaliar um componente isoladamente, mas sim em todo o processo químico que ele está envolvido.
Portanto, não é preciso se preocupar com a "soda" que foi utilizada para saponificar as gorduras, mas sim com outros componentes químicos como BHT, BHA, PEG’s, EDTA, contidos nos sabonetes industriais, pois estes sim, serão nocivos à sua saúde. "
 
O Cold Process:
O Cold process como o próprio nome diz, é um processo à frio, ou seja, não é  preciso prepará-lo no fogo; 
Os sabonetes feitos por Cold Process possuem espuma abundante, limpam e hidratam profundamente a pele, mantendo-a macia e saudável.
 
A qualidade do sabão produzido por Cold process, depende da totalidade da saponificação, e também do cuidado para se obter um  produto isento de álcalis. Portanto, um sabão é considerado neutro, não por possuir um pH neutro, mas  pela ausência de álcalis ou ácidos livres, provenientes da reação de saponificação;  Esta é a razão pelo qual os sabonetes passam  por um tempo de cura de 20 a 30 dias  durante este processo. Pois se o processo de neutralização for incompleto, eles podem  irritar a pele.
 
Com o Cold process, também podemos produzir sabões com propriedades terapêuticas, através da utilização de matéria prima natural medicinal, como os óleos vegetais, óleos essenciais, extratos, argilas, e uma infinidade de aditivos saudáveis e benéficos para a pele.  
 
Quanto ao aroma natural, imaginem tomar um banho com um sabão de patchouli com lavanda? Ou com um de laranja e canela?
São infinitas possibilidades deliciosas e saudáveis!!

E tudo 100% natural, livre da química dos sabões industrializados... pois vocês já sabem que a maioria dos sabonetes de supermercados são feitos com sebo de animais, além de componentes químicos nocivos.
 
Mas Atenção! 
Todos os sabonetes produzidos por Cold process são artesanais, porém nem todos os sabonetes artesanais são naturais, pois existem sabonetes artesanais que contém componentes sintéticos, e conservantes nocivos como BHT, e até sulfatos.
 
Então, fica a dica, pra quem curte sabão artesanal... que tal um sabão natural, saudável, e lindo?  
 
Sua família agradece!
 
 
 
 

Contato: s.gaia.atendimento@gmail.com

Copyright © Saboaria Artesanal Sementes de Gaia 2019 |